Boas definições do processo de arteterapia:
Arteterapia é um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia. Variados autores definiram a Arteterapia, todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto-expressão. É a arte livre, unida ao processo terapêutico, que transforma a Arteterapia em uma técnica especial.
A Arteterapia distingue-se como método de tratamento psicológico, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interacção entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta. O recurso à imaginação, ao simbolismo e a metáforas enriquece e incrementa o processo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_terapia
A ArteTerapia estimula a expressivadade, espontaneidade, comunicação e principalmente o trabalho com o potencial humano de criativadade.
Tem finalidade curativa,ou seja, a energia psíquica transforma-se numa imagem, que através de símbolos vai configurando-se e surgindo conteúdos internos profundos.
O principal objetivo da ArteTerapia é a criatividade e o auto conhecimento e não o aprendizado técnico e a produção de obras de arte.
Através da compreenção profunda de si somada a uma abordagem criativa da vida e por meio da combinação de várias atividades, a arte promoverá mudanças internas e a superação de problemas, podendo levar ainda a um estado de equilíbrio natural, onde você olha para si e para o mundo,construindo símbolos que libertam emoções e idéias.
Desde os primórdios o homem faz uso da arte para materializar conteúdos do seu universo psíquico. Esta é produto de uma necessidade de expressar, de configurar e trazer para o nível concreto imagens internas repletas de energia psíquica.
A ArteTerapia também se apresenta como uma possibilidade de organização emocional, intelectual e espiritual da personalidade do homem.
Pode ser um recurso poderoso, capaz de mobilizar a totalidade do ser de uma pessoa, pois envolve os níveis sensório-motor, emocional, cognitivo e intuitivo do funcionamento.
Na ArteTerapia há uma mobilização de energia e emoção que ocorrem na ação, onde a consciência se forma no próprio processo desta ação. Quando o nível sensório-motor é ativado, ocorrem percepções e transformaçãoes.
O espírito criativo está a disposição de qualquer pessoa que se disponha a ousar, a buscar novas formas de fazer e ser e  melhorar na vida, trazendo mais qualidade para o seu cotidiano.
Assim como os sonhos, as as produções artísticas e expressivas sinalizam conteúdos que naquele momento estão precisando vir à tona, naturalmente, através do fluxo das imagens do inconsciente.
Texto retirado do livro: “Arte Terapia” da Dra. Patrícia Rose Teixeira Moreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>